sexta-feira, 1 de setembro de 2017

PROJETO HISTÓRIA DA ARTE: Vanguardas Artísticas Europeias do Século XX


As vanguardas europeias influenciaram fortemente a arte moderna no Brasil, além de revolucionar o conceito de arte e de modernidade.


Os precursores - A Belle Époque


O período de 1886 até o início do século XX (por volta de 1914) é conhecido como Belle Époque. Foi um período de pluralidade de tendências filosóficas, científicas, sociais e artísticas. É a época das boêmias literárias, dos cafés e dos "boulevards". Poetas como Baudelaire, Mallarmé, Verlaine e, principalmente, Rimbaud são precursores dos principais movimentos de vanguarda artística do século XX.

O estilo de arte predominante nessa época é conhecido como art nouveau. Essa "arte nova" buscou romper com os moldes classicistas de arte, valorizando os ornamentos, as cores vivas e as curvas sinuosas.

O seguinte poema de Baudelaire traduz bem o sentimento da época.



CORRESPONDÊNCIAS¹
Charles Baudelaire

A natureza é um templo em que vivas pilastras
deixam sair às vezes obscuras palavras;
o homem a percorre através de florestas de símbolos
que o observam com olhares familiares.

Como longos ecos que de longe se confundem
numa tenebrosa e profunda unidade,
vasta como a noite e como a claridade,
os perfumes, as cores e os sons se correspondem.

Há perfumes saudáveis como carnes de crianças,
doces como os oboés, verdes como as campinas,
— e outros, corrompidos, ricos e triunfantes,

tendo a efusão das coisas infinitas,
como o âmbar, o almíscar, o benjoim e o incenso,
que cantam os êxtases do espírito e dos sentidos.



As Vanguardas Europeias

Vanguarda: Uma nova atitude na criação artística. Representa uma ruptura com modelos pré-estabelecidos, a busca de novas formas de arte antitradicionais e a experimentação artística.Uma atitude radical de inovação artística.

Os movimentos de vanguarda artística da Europa surgem no período da Primeira Guerra Mundial e se estendem até o final da Segunda Guerra. De acordo com Gilberto Mendonça Teles:
Toda vanguarda sempre se caracteriza pela sua agressividade, manifestada no antilogismo, no culto a valores estranhos (o negrismo dos cubistas), os poderes mágicos, a beleza caótica da anarquia, o instantaneísmo, o dinamismo, a imaginação sem fio [...].
Vejamos  os principais movimentos de vanguarda surgidos nesse período.

1. Futurismo
Movimento artístico e literário surgido em 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, de autoria de Filippo Marinetti. O movimento se caracterizou pela rejeição ao moralismo e o passadismo, a inspiração na velocidade, na guerra e no desenvolvimento tecnológico do final do século XIX.

Características da pintura futurista:
  • Desvalorização da tradição e do moralismo;
  • Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
  • Uso de cores vivas e contrastes, sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo.



2. Cubismo
Fundado por Picasso e Braque, o cubismo trata as formas da natureza por meio de formas geométricas, representando as partes de um objeto em um mesmo plano. No cubismo, a representação do mundo deixa de ter qualquer compromisso com a aparência real das coisas.




3. Dadaísmo
O dadaísmo foi a arte do absurdo, do nonsense, do irracional. Manifestou-se na literatura e na pintura.




4. Expressionismo
O expressionismo surgiu na Alemanha e se opôs frontalmente ao impressionismo, propondo uma arte pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista — a "expressão — em oposição à mera observação da realidade — a "impressão".

Compreende a deformação da realidade para expressar a natureza e o ser humano de forma subjetiva, priorizando a expressão dos sentimentos em relação à simples descrição objetiva da realidade.




5. Surrealismo
Movimento artístico fortemente influenciado pela teoria psicanalítica de Sigmund Freud. Propõe uma arte irracional, enfatizando o papel do inconsciente na atividade criativa.




Em suma, as vanguardas do século XX trouxeram uma nova concepção de arte, um novo modo de pensar a criação artística. A arte vanguardista é uma arte que inevitavelmente provoca a reflexão e amplia a visão, trazendo uma nova concepção de realidade. É impossível não sermos tocados de alguma maneira por essa forma de arte.



_______________
1. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Europeia e Modernismo Brasileiro. 20ª Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário