quinta-feira, 7 de setembro de 2017

O que é Cultura Política? E o que isso tem a ver comigo?


Seria interessante fazermos uma simples pesquisa: perguntemos a um número de amigos e conhecidos, umas quinze ou vinte pessoas, o que eles pensam sobre a política, ou o que lhes vem à mente quando ouvem a palavra "política". Provavelmente a resposta da maioria das pessoas vai apresentar um conceito negativo de política. Frequentemente costumam surgir palavras como "corrupção", "roubalheira", "desonestidade". É essa a visão que as pessoas hoje têm acerca da política. E não é somente no Brasil que as pessoas estão pessimistas em relação à política. Em vários países, como EUA, Inglaterra, França e outros, predomina o mesmo pessimismo. Mas por quê?

A corrupção e a desonestidade na política não são de hoje. Já na Antiguidade, na Roma antiga, nas antigas cidades-Estado gregas e em outras civilizações, há registros de escândalos de corrupção envolvendo governantes. Ao longo da história, a corrupção sempre esteve presente na política. Talvez a razão seja que o conceito de política esteja estreitamente relacionado ao conceito de poder. Política envolve poder, inevitavelmente. E o poder sempre atrai os ambiciosos, os gananciosos, os mal intencionados. A política sempre atraiu os inclinados à desonestidade. E a facilidade de se adquirir ganhos ilícitos por meio da política acaba muitas vezes por corromper os que sempre foram honestos. O resultado disto é que na maioria dos casos nós vemos que aquelas pessoas mais sábias, mais bondosas, mais caridosas e que têm o desejo sincero de fazer algo de bom em favor da sua comunidade, acabam não tendo o desejo de se envolver com política, enquanto que os piores seres humanos acabam se sentindo atraídos por ela.

A corrupção não existe apenas no Brasil. Ela está tanto nos países pobres como nos ricos. Um exemplo disso foi o recente escândalo de corrupção internacional envolvendo políticos e empresários de vários países do mundo (inclusive do Brasil), que ficou conhecido como "Panama Papers". Esses casos de desonestidade na política geram um sentimento forte de rejeição nas pessoas. Vemos que hoje grande parte das pessoas não se interessa por política, não quer participar e é pessimista em relação ao assunto. Isso é perigoso, porque, quanto menos as pessoas participam da política (seja atuando diretamente por meio dos movimentos sociais ou da militância em partidos políticos, seja simplesmente por meio do voto) menor é a expectativa e a esperança de mudança. Todos somos afetados pela política. Não é possível não sermos influenciados por ela. A política é um assunto que é do interesse de todas as pessoas. E quanto menos participarmos da política, mais seremos afetados negativamente por ela.

Podemos participar da política não somente votando, mas acompanhando o que nela acontece. É importante que, sempre que possível, tomemos conhecimento do que a prefeitura de nossa cidade faz, das decisões tomadas pela câmara dos vereadores da nossa cidade, que sempre que possível participemos das sessões da câmara. Que assistamos à TV Câmara, à TV Senado, e acompanhemos o que nossos parlamentares fazem. Todos os deputados e senadores têm um e-mail oficial, por meio do qual podem receber mensagens dos cidadãos. Sempre que necessário, podemos enviar mensagens aos parlamentares apresentando demandas, exigindo atitudes.

O importante é discutirmos a política, manter-nos informados e informar outras pessoas. Precisamos participar da política. Ela faz parte de nossa vida. Só assim poderemos ter alguma esperança de moralizar a política em nosso país, fazer com que a classe política trabalhe de fato em favor dos interesses da população. Política não é algo intrinsecamente ruim. É algo que faz parte da natureza do ser humano, animal político, segundo Aristóteles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário