Partidos Políticos e Ideologia
O que é um partido político? Um grupo de pessoas unidas por uma ideologia política? Bem, na prática, não é bem assim que funciona, nem no Brasil, nem no resto do mundo. Os partidos são um meio de se chegar ao poder institucional. Logo, se o objetivo é o poder, a ideologia importa muito pouco. A ideologia é sempre a que convém, dependendo das circunstâncias, dependendo do contexto político do momento.
Muitos partidos políticos no Brasil funcionam como verdadeiras agências de políticos. São um instrumento para se fazer carreira na política. "Quer ser prefeito ou vereador, filie-se ao partido X"... O resultado disso é que os partidos hoje não têm uma identidade, não têm uma cara. Políticos mudam de partido como jogadores de futebol trocam de clube. Os conflitos de interesses dentro dos partidos geram divisões e disputas internas. Isso dificulta a construção de um projeto político consistente para o país.
Esquerda ou Direita?
O PSDB é esquerda ou direita? O partido nasceu como partido de centro-esquerda. Muitos de seus fundadores eram esquerdistas históricos. O próprio nome do partido, Partido da Social Democracia Brasileira, indica sua origem de esquerda social-democrata. Chegando ao poder, porém, o partido acabou por adotar posturas mais próximas da direita. Na verdade, hoje não se pode dizer se o PSDB é esquerda ou direita. O PSDB está em busca de poder. Os quadros do partido adotarão posturas de esquerda ou de direita conforme for conveniente.
O PT é esquerda? Primeiramente, o PT definitivamente não nasceu como partido comunista. Nasceu como um partido neossindicalista de centro-esquerda. Chegando ao poder, o partido também adotou práticas neoliberais, as quais desagradaram grande parte de seus quadros mais radicais de esquerda. Alguns foram expulsos e outros deixaram o partido por decisão própria ao longo dos anos 2000 e 2010. O partido não tem a simpatia de boa parte dos movimentos sociais. Mais recentemente, a ex-presidente Dilma Rousseff buscou o apoio dos movimentos sociais para se manter no poder, com a promessa de uma "guinada à esquerda" que acabou jamais acontecendo.
Partidos menores, como PPS, PMN, PHS, PV, PP, PR e outros mudam de lado dependendo das circunstâncias. Não têm uma identidade, não têm uma ideologia. Pouquíssimos partidos (pequenos) conseguem hoje se manter minimamente fiéis a uma ideologia.
E o PMDB?
O antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) serviu de alternativa para personagens de diferentes ideologias lutarem contra o regime militar entre os anos 1960 e 1970, sendo, portanto, à época, um partido bastante heterogêneo. O seu herdeiro, o PMDB, conservou essa heterogeneidade. É hoje o maior partido político do país, com o maior número de filiados e de parlamentares eleitos no país. Mas é um verdadeiro desafio definir o que é, de fato, o PMDB.
Há Esperança?
Temos hoje 35 partidos políticos com registro no TSE e um número ainda maior aguardando o registro. Existem grupos aparentemente bem intencionados, apresentando-se como alternativas para a situação política atual do país. No entanto, é difícil acreditar que uma instituição com centenas de milhares de membros possa se manter limpa e incorruptível, uniforme ideologicamente e eticamente impoluta, especialmente se lembrarmos que política se relaciona diretamente à ideia de poder, e o poder atrai os gananciosos, os interesseiros, os moralmente corruptos.
Talvez a solução para a política em nosso país não esteja exatamente em um indivíduo ou em um partido. Talvez a solução seja a construção coletiva de um projeto político abrangente, que combine os esforços de diversos setores da sociedade na busca de um objetivo comum, a construção de u novo Brasil.