sábado, 12 de agosto de 2017

DOCUMENTO REFERÊNCIA: Um Olhar sobre o Século XX


Neste artigo, procuraremos fazer um breve resumo dos principais acontecimentos do século XX e proceder a uma reflexão sobre esse período e o que ele representou para a história da humanidade.



Talvez seja ainda difícil de analisar o século XX, uma vez que não estamos ainda a uma distância segura no tempo para fazer uma avaliação isenta do que foi esse período. É, no entanto, possível dizer que o século XX foi um importante período de transição histórica, de evolução da humanidade e da construção da sociedade contemporânea. Se olharmos para o século XX como uma ponte do século XIX, em que o capitalismo ainda estava se consolidando, em que as noções de direitos humanos ainda eram muito precárias e algumas regiões do mundo ainda estavam saindo de uma condição feudal, para o século XXI, século da revolução da internet, das redes sociais, dos smartphones e do mapeamento genético, nós o entenderemos como um dos séculos mais importantes da história, verdadeiramente revolucionário. O mundo jamais mudou tão rápido em tão pouco tempo, como ocorreu no século XX. Em compensação, o atraso também esteve presente nesse período. O holocausto, a Segunda Guerra Mundial e os conflitos no Oriente Médio não nos permitem falar de modo tão entusiasmado em evolução da humanidade.

Entendendo os antecedentes do século XX
Não é possível entender o século XX sem que entendamos as últimas décadas do século XIX, especialmente no Brasil.

No século XIX, aconteceram importantes avanços científicos e tecnológicos que influenciaram de maneira decisiva a centúria seguinte. Alguns desses avanços foram:
  1. O positivismo, doutrina do pensador francês Auguste Comte.
  2. O marxismo, também chamado de materialismo histórico ou materialismo dialético.
  3. O darwinismo, que influenciou diversas áreas do conhecimento.
  4. A invenção do rádio, do telefone, da fotografia, do automóvel.

Antecedentes no Brasil
No Brasil, vários acontecimentos foram importantes para determinar como seria o início do século XX:
  1. A abolição oficial da escravidão, em 1888, por meio da Lei Áurea.
  2. A proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, por meio de um golpe militar.
  3. O fortalecimento das oligarquias cafeeiras, especialmente no estado de São Paulo.
    Proclamação da República do Brasil

Século XX no mundo
Assim, o século XX começa com um clima de instabilidade e ameaça de guerra na Europa e, no Brasil, o estabelecimento de uma República instável, com uma democracia ainda imatura, frágil e muito imperfeita. Acontecia também nesse período a Segunda Revolução Industrial, com o crescimento da indústria em várias partes do mundo, e a consolidação do sistema capitalista que, ao mesmo tempo reforçava as desigualdades e acentuava a luta de classes.

Em 1914, estoura a Primeira Guerra Mundial. Em 1917, inicia-se a Revolução Russa, com a instauração do regime socialista. A Primeira Grande Guerra termina em 1918, mas o clima de instabilidade e conflito não chega ao fim. Em 1939, começa a Segunda Guerra Mundial, um dos mais sangrentos conflitos da história mundial. Entre uma guerra e outra, surgem os regimes totalitários na Europa, os mais importantes são o nazismo de Hitler e o fascismo de Mussolini. O regime de Hitler é o responsável por um dos casos mais covardes, cruéis e revoltantes de genocídio da história: o holocausto. A segunda guerra termina em 1945, com o atentado nuclear também covarde dos EUA às cidades japonesas de Nagasaki e Hiroshima.
A suástica, símbolo do nazismo

Após as guerras, os EUA despontam como a maior potência econômica mundial. EUA e URSS disputam a hegemonia mundial. Começa então o período de grande tensão mundial conhecido como Guerra Fria, no qual o mundo esteve durante décadas sob o temor de uma guerra nuclear. A tensão só chega ao fim na década de 1990, com a queda do muro de Berlim e com o fim da URSS.
Bandeira da antiga União Soviética

Nos anos 1960, o mundo assiste ao auge da corrida espacial, culminando com a chegada do astronauta norte-americano Neil Armstrong à Lua em 1969. Outros grandes avanços tecnológicos e científicos do século XX foram:
Neil Armstrong

  1. A invenção da televisão, do computador, da internet, dos telefones celulares;
  2. A descoberta da penicilina em 1928;
  3. O desenvolvimento da teoria psicanalítica, por Sigmund Freud;
  4. O desenvolvimento da teoria da relatividade, por Albert Einstein;
  5. Os grandes avanços nas pesquisas genéticas, com a primeira clonagem bem sucedida de um mamífero: a ovelha Dolly.
Século XX no Brasil
No Brasil, grandes acontecimentos se deram no século XX:
  1. Em 1922, acontece a Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo, em que oficialmente se inaugura a arte moderna no Brasil.
  2. Em 1930, as oligarquias cafeeiras são derrubadas do poder, com a Revolução de 1930, que leva ao poder o presidente Getúlio Vargas, que iria governar como ditador até 1945.
  3. Um novo golpe de estado instaura em 1964 uma Ditadura Militar no país, que duraria até 1985, marcada por mortes, tortura e opressão.
  4. Em 1989, acontece no Brasil a primeira eleição presidencial após a redemocratização, com a eleição de Fernando Collor de Melo. Este governaria apenas até 1992, quando é condenado em um processo de impeachment.
    Fernando Collor de Melo
Virada do Século
No final do século XX, o mundo ainda está maravilhado com os avanços da ciência e da tecnologia, e ainda não se tinha ideia das consequências que esse avanço traria para a sociedade. A popularização do computador pessoal e do uso da internet e os avanços na pesquisa genética causavam entusiasmo em uns, pavor em outros. Só seria possível compreender um pouco melhor esse processo de transição histórica alguns anos depois, já no século XXI, com a consolidação dos novos meios de comunicação, o surgimento das redes sociais e, mais recentemente, a nova revolução causada pelo surgimento dos smartphones.

O Bug do Milênio
Fato curioso ocorrido no final do século XX, foi o pânico mundial causado pela ameaça do Bug do Milênio. O Bug do Milênio foi um erro grave na programação dos computadores que ameaçava causar uma bagunça no mundo inteiro, podendo até terminar em uma catástrofe nuclear mundial. A data nos computadores do mundo inteiro estava programada de modo incorreto, com o ano tendo apenas dois algarismos em vez de quatro (Exemplo: o ano de 1997 era registrado apenas como 97). Ou seja, quando chegasse o ano 2000, os computadores registrariam "00", e poderiam entender essa data como 1900. Essa volta no tempo poderia confundir e causar pane nos computadores do mundo inteiro ao mesmo tempo. Felizmente, foi possível corrigir o erro a tempo e a grande catástrofe não aconteceu.

2 comentários:


  1. Republico, às 11h00, no blog: www.robsonsampaio.com.br. A coluna Cidades Online, no sábado e, no domingo e na 2ª.-feira, Teatro da Vida/Causos – Frases – Poesias e notícias. Divulguem e mandem notas e denúncias para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela divulgação, Robson. Conte com nossa parceria e visite sempre a nossa página. Grande abraço.

      Excluir