terça-feira, 1 de agosto de 2017

Por que esta foto causa tanta polêmica?



Recentemente, nas redes sociais, esta foto causou polêmica. Em uma página, a imagem foi publicada com a seguinte pergunta: "É feio ou bonito mulheres musculosas?" Uma enxurrada de comentários veio em seguida. É interessante analisar o teor desses comentários: "Horrível! A mulher tem que ser feminina!"; "Nossa, parece um homem!"; "Ridículo!"

Uma vez que a postagem trazia justamente um convite para que os seus leitores expressassem sua opinião, nada mais natural que eles o fizessem. Talvez não haja nada de errado em pessoas terem comentado que não acham bonito o corpo da mulher na foto, que acham o seu físico exagerado, avantajado demais. Achar feio ou bonito é algo pessoal. Ninguém é obrigado a apreciar ou deixar de apreciar o que quer que seja. O problema talvez esteja nos comentários em que é dito que corpo de mulher tem que ser assim ou assim, que mulher tem que ser desse ou desse jeito, ou que músculos são para homem.

A maioria dessas pessoas talvez jamais se tenha perguntado por que tem que ser assim. Por que as pessoas têm a visão de que apenas homens podem ser musculosos? Por que têm a concepção de que só os homens podem ter corpo de fisiculturista? Outra coisa que muitos de nós não percebemos é que o tempo todo estamos dizendo como as mulheres devem ou não devem ser, como devem agir, o que devem ou não devem fazer. Parece que, em pleno século XXI, as mulheres ainda não têm autonomia para decidir o que devem ou não fazer, como devem conduzir suas próprias vidas.

O que pode haver de errado em uma mulher simplesmente querer ter um corpo musculoso? E se ela simplesmente se sente bem assim? Talvez o comentário mais machista seja aquele que diz que "homem gosta de mulher feminina". Ou seja, será que a mulher tem mesmo que viver em função do gosto dos homens? Será que o papel da mulher é somente agradar os homens? Ela não pode decidir qual vai ser a sua aparência simplesmente de acordo com o que ela própria gosta ou como ela mesma se sente bem?

O grande problema é que vivemos em uma sociedade machista. Vivemos em uma sociedade em que o machismo é algo natural, parte de nossa cultura, de tal maneira que na maioria das vezes nós sequer o percebemos. Mas ele existe, ele está lá. Forçando as mulheres a viverem em função dos homens, condicionando sua felicidade a isso. E isto em pleno século XXI.

Como uma mulher deve ser? Deve ou não usar maquiagem? Deve ou não se depilar? Deve ou não usar roupas curtas, reveladoras, sensuais? A mulher deve ou não deve demonstrar seus sentimentos, deve ou não deixar transparecer que está interessada em um homem? A resposta mais adequada para todos esses questionamentos é: a mulher deve ter o direito de ser o que quiser, de se vestir como se sentir bem, de fazer o que quiser fazer. A mulher é feminina quando se sente feliz enquanto mulher. Não precisa necessariamente usar vestido cor de rosa, maquiagem, joias, unhas pintadas e salto alto e estar depilada e perfumada. A mulher tem que ser como ela se sente feliz.

Mudar a cultura do machismo é uma tarefa difícil, é algo que não pode ser feito da noite para o dia. Mas é algo que precisa acontecer. Fazemos isto quando procuramos eliminar até as formas mais sutis e aparentemente insignificantes de machismo em nossa linguagem e em nosso comportamento. Para alguns, vai ser chato, mas a longo prazo os resultados serão significativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário