segunda-feira, 19 de junho de 2017

Negras e Negros no Brasil: Uma dívida que ainda não foi paga

Da série de artigos sobre Direitos Humanos no Brasil.

Já no século XVI, os portugueses começaram a trazer africanos para o Brasil como escravos. Esses homens e mulheres foram arrancados de sua terra natal, afastados de suas famílias e trazidos para o nosso continente a fim de servir de mão de obra escrava. Os escravos negros tiveram um papel importante na formação da economia brasileira, seja nas plantações de cana de açúcar, seja nas minas de ouro e diamante ou em outras atividades. Os negros foram escravizados no Brasil até o final do século XIX. Foram mais de três séculos de exploração, violência e tratamento desumano. Os negros sofreram um terrível castigo sem ter feito nada para merecê-lo.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

FEMINISMO: Pelo direito de existir e resistir


Da série de artigos sobre Direitos Humanos no Brasil.


Por mais inadequado que possa parecer que um homem escreva sobre feminismo, decidi que seria importante trazer este tema para este espaço, que pretende ser um lugar de reflexão sobre os problemas da nossa sociedade atual. Não pretendo roubar a voz das mulheres, mas unir a minha à delas, ainda que não seja necessária a voz de um homem para legitimar a voz das mulheres.

Em pleno século XXI, ainda há pouco entendimento sobre o que é de fato a ideologia feminista. É impressionante como em nossos dias um grande número de pessoas, inclusive mulheres (por incrível que pareça!), consideram o feminismo algo ruim e negativo. Este artigo pretende ser uma introdução a uma discussão que é quase inesgotável.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Boa Política Apenas: Por uma política sem outros adjetivos


'Velha política', 'nova política', 'grande política'... O que é, ou o que deve ser, de fato, a política? Política é uma coisa boa ou ruim? Como é possível atuar politicamente?


Ultimamente o termo política tem surgido no discurso de muitos políticos acompanhado de adjetivos, procurando atualizar o conceito. "Nova política" em oposição a uma "velha política", "grande política" em oposição à "pequena política". O problema maior é que, na prática, essas formas de fazer política não mostra muita novidade. É a mesma velha política, apenas disfarçada de novidade.

domingo, 4 de junho de 2017

Os Jovens e o Fenômeno da Internet no Século XXI: Como lidar com as novas tecnologias?


No século XX foi inventado um aparelho que proporcionou uma verdadeira revolução nas sociedades da época: a televisão. Com a invenção da TV, surgiu uma nova e revolucionária forma de entretenimento. Pessoas, especialmente crianças e adolescentes, passaram a permanecer por mais tempo em casa. Além disso, com a popularização da televisão, especialmente nos anos 1980, a informação se tornou mais acessível à população e o fenômeno da globalização se tornou possível. O mundo verdadeiramente mudou por causa da televisão.