domingo, 4 de junho de 2017

Os Jovens e o Fenômeno da Internet no Século XXI: Como lidar com as novas tecnologias?


No século XX foi inventado um aparelho que proporcionou uma verdadeira revolução nas sociedades da época: a televisão. Com a invenção da TV, surgiu uma nova e revolucionária forma de entretenimento. Pessoas, especialmente crianças e adolescentes, passaram a permanecer por mais tempo em casa. Além disso, com a popularização da televisão, especialmente nos anos 1980, a informação se tornou mais acessível à população e o fenômeno da globalização se tornou possível. O mundo verdadeiramente mudou por causa da televisão.


No caso dos jovens, outra invenção surgida nos anos 1980 foi responsável por uma nova mudança de hábitos. Os videogames, popularizados no início dos anos 1990, conseguiram conquistar a juventude por permitir a interatividade que não era possível com os programas de televisão. Os jogos de videogame são uma das invenções mais extraordinárias do século passado, pois levam os jogadores a buscarem um objetivo, criando situações virtuais em que é preciso ativar o raciocínio para superar obstáculos e vencer desafios. Os videogames prenderam de vez os jovens dentro de casa.

Ainda na década de 90, a grande queixa dos pais era que crianças e adolescente passavam muitas horas em frente à televisão ou jogando videogames, o que lhes causava danos à saúde como problemas na coluna devido à postura incorreta, problemas na visão (os aparelhos de televisão da época emitiam uma luminosidade intensa e os jovens costumavam assistir à TV com o rosto muito perto do aparelho) e nas articulações das mãos (no caso dos videogames), além de prejudicar seu desempenho nos estudos.

No entanto, ainda no século XX, outra invenção proporcionou uma revolução ainda maior, um fenômeno que mudou o mundo de modo irreversível. A internet foi inventada entre os anos 1960 e 1970, a princípio como uma ferramenta estritamente técnica, e começou a se popularizar na década de 1990. Junto com a internet, surgem novas formas de comunicação, revolucionárias assim como foi a televisão. Esses novos instrumentos de comunicação levam ao surgimento das redes sociais, que ganham força na década de 2000. A revolução causada por essa nova forma de comunicação tem proporções maiores do que qualquer outra. As redes sociais tornaram possíveis, no início deste século, grandes eventos históricos. Um exemplo, talvez o mais significativo, foi a chamada Primavera Árabe. Algumas nações árabes do norte da África e do Oriente Médio iniciaram grandes manifestações e conflitos que resultaram na queda de governantes e em grandes transformações políticas, e esses processos foram inicialmente organizados por meio das redes sociais. Alguns desses conflitos perduram até hoje.

A influência da internet nos jovens foi imensa. A facilidade no acesso à informação tornou-se muito maior, a possibilidade de interação e conexão com outros indivíduos transformou as relações entre os jovens de modo irreversível. Com o surgimento dos smartphones e os aplicativos para celular, o fenômeno ganhou proporções assustadoras. Os jovens passam muitas e muitas horas conectados à internet. Os computadores, tabletssmartphones reuniram tudo que havia de interessante nas invenções do século XX (telefone, televisão, rádio, videogames, mensagens de texto) em um único dispositivo. Com isso, inevitavelmente, os riscos de danos e os malefícios também aumentaram consideravelmente.

A televisão, ainda que atraísse a atenção dos jovens e os fizesse permanecer em casa, não os prendia tanto quanto os computadores. Os computadores mantêm as pessoas presas olhando para o monitor às vezes por muitas horas, e isto pode trazer sérios problemas, como problemas na visão e dores na coluna devido à postura incorreta ou à permanência por muitas horas em uma mesma posição. O uso prolongado do teclado pode causar problemas como a tendinite. Sem falar nos problemas que já existiam nos tempos da televisão, como a falta de exposição ao sol, que pode levar à carência de vitamina D. No caso dos aparelhos celulares, também há o risco de problemas relacionados à postura, lesão por esforço repetitivo, entre outros. O celular também prende a atenção das pessoas, o que pode levar a acidentes ao caminharem pelas ruas, por exemplo.

O acesso à internet pode também ser muito perigoso para os jovens, por ficarem eles expostos à ação de criminosos. A internet facilita muito a interação com pessoas estranhas, o que pode tornar os jovens alvo da ação de pedófilos, sequestradores e outros tipos de criminosos.

Como o advento da internet ainda é um fenômeno de certo modo muito recente, as pessoas ainda não sabem bem como lidar com ela. Assim como no caso da televisão e do videogame no século XX, é preciso impor limites ao uso da internet nos dias de hoje. Os pais devem limitar o tempo que os jovens gastam na web e supervisionar os conteúdos acessados por eles. Devem manter sempre um diálogo franco com eles sobre o uso da internet. A internet pode às vezes ser vilã, mas pode também ser uma ferramenta muito útil de aprendizagem para os jovens se utilizada da maneira correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário