O mundo produziu, em 65 anos, quase 9 bilhões de toneladas de plástico. Quais as consequências disto? Terríveis!
O plástico pode levar centenas de anos para se decompor. E enquanto isso, o plástico polui o meio ambiente. Mais de 100 bilhões de garrafas plásticas descartáveis são produzidas por ano. Além disso, copos descartáveis, canudos de plástico, sacolas plásticas... Tudo isso se transforma em uma quantidade absurda de lixo. E para onde esse lixo vai?
Fonte: https://mitte.co/2018/07/18/truth-recycling-plastic/ |
A Lei nº 12.305/2010, conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê o fim dos lixões nos municípios brasileiros. No entanto, essa lei tem sido desrespeitada, e em vários municípios ainda existem lixões, que representam um perigo à saúde da população.
Infelizmente, a falta de consciência ambiental por parte da população é a principal causa dos danos ao planeta. Pessoas e empresas descartam o lixo de modo inadequado, e os resíduos entopem as canaletas, enchem os rios, canais, mares, e essa ação humana tem consequências catastróficas. São frequentes os relatos de animais aquáticos, por exemplo, morrendo por ingerir lixo plástico.
Fonte: https://mitte.co/2018/07/18/truth-recycling-plastic/ |
Ou seja, o problema existe e é sério. Mas o que fazer?
Durante anos tem-se incentivado muito a reciclagem do plástico. No entanto, recentemente a constatação tem sido que não vale a pena reciclar. A reciclagem do plástico é um processo caro, que consome uma quantidade muito grande de água e energia. Além disso, menos de 10% de todo plástico produzido no mundo foi reciclado.
O melhor a fazer é reduzir o consumo de plástico. Em vários países, a produção e uso de descartáveis plásticos está sendo proibida. Inclusive em algumas regiões do Brasil está começando a haver restrições ao uso de descartáveis plásticos como canudos, copos e garrafas.
Oficina de reciclagem do plástico (Foto: http://www.elobservatoriodeltrabajo.org) |
É possível reduzir o uso de plástico. Atitudes simples, como usar sacolas de pano em vez de sacolas plásticas, utilizar sempre copos e garrafas não descartáveis e mesmo canudos metálicos, podem fazer uma diferença muito significativa.
Uma coisa é certa: é preciso que algo seja feito. Ações governamentais e atitudes sustentáveis por parte de empresas e indivíduos são urgentes para impedir que o planeta e espécies animais sejam destruídos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário