quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

GORDOFOBIA: Mais sério do que se imagina


Para muitos, pode soar como um exagero. Mas a discriminação e o preconceito contra pessoas gordas é algo muito sério e tem consequências muito negativas para a sociedade.


Por que as pessoas são gordas?
Será que as pessoas são gordas simplesmente porque comem demais? Será que a obesidade é sinal de desleixo ou irresponsabilidade? Será que qualquer pessoa gorda pode emagrecer simplesmente tomando a decisão de se esforçar e mudar seus hábitos? A resposta para todas estas perguntas é um sonoro NÃO. A maioria das pessoas gordas simplesmente não conseguem emagrecer apenas fazendo dietas ou exercícios físicos. A obesidade em muitos casos é uma doença e precisa de um tratamento específico. A obesidade pode ser consequência de diversos fatores, como a genética ou distúrbios hormonais. Compreender isto é importante para que tenhamos uma atitude diferente em relação às pessoas gordas.

Então as pessoas gordas precisam buscar tratamento?
Você gosta que outras pessoas se envolvam em seus assuntos pessoais? Como você se sente quando as pessoas querem dar palpites sobre a sua vida pessoal? Será que você gosta quando as pessoas querem forçá-lo(a) a tomar decisões sobre sua vida? Ninguém gosta. Então por que uma pessoa gorda teria que aceitar que nós lhe impuséssemos uma obrigação de tratar de sua obesidade?

A obesidade é ruim para a saúde. Mas nós não podemos dizer às pessoas o que elas devem fazer com suas vidas. Não podemos obrigar as pessoas gordas a tratarem sua obesidade. Principalmente quando a pessoa se sente bem como ela é, está satisfeita com o seu corpo. Não podemos impor nenhum tipo de padrão às pessoas. As pessoas gordas só devem procurar tratamento se elas têm o desejo de fazê-lo. E sugerir tratamento para essas pessoas é algo grosseiro e indelicado. Precisamos ter respeito pelas pessoas.

Acessibilidade para pessoas gordas
Nosso mundo infelizmente é feito para um tipo específico de pessoas. Pessoas magras, destras, saudáveis, sem nenhum tipo de deficiência ou limitação. É preciso que haja uma preocupação em adaptar os espaços, a fim de que sejam acessíveis a todas as pessoas. Sendo assim, é importante pensarmos nas dificuldades das pessoas gordas e é preciso que haja meios de se facilitar suas vidas. Em muitos lugares, por exemplo, já existem nos meios de transporte públicos assentos especiais para pessoas gordas.

Acima de tudo, respeito
Nossa sociedade ainda está longe de conviver de modo saudável com a diferença. É preciso, no entanto, começar por nós. Temos que começar a olhar para as pessoas como pessoas. Tratar as pessoas sem distinção, mas sem deixar de levar em consideração as diferenças no sentido de respeitá-las e procurar facilitar ao máximo a vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário