quinta-feira, 27 de abril de 2017

SONHOS: Como transformá-los em realidade?


Qual é o seu maior sonho?

Viver sonhando acordado, passar várias horas do dia devaneando, talvez não seja algo muito bom, uma vez que, quando isto acontece de modo exagerado, faz com que o indivíduo perca o contato com a realidade. Mas sonhar é algo muito importante. Quando se deseja algo, e esse desejo começa a se intensificar a ponto de dar sentido à nossa existência, torna-se um sonho, e passa a ser uma parte importante de nossa vida.

Mas ter sonhos é algo positivo ou negativo?


"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso." (Fernando Pessoa)

O sonho que permanece sempre sonho pode não ser uma coisa boa, uma vez que acaba aprisionando o indivíduo no mundo dos devaneios, mantém-no distante da realidade e o impede de realizar coisas concretas. Mas o sonho também pode direcionar nossa vida e nos levar a alcançar a plenitude de nosso potencial, desde que aprendamos a transformar nossos sonhos em metas, em verdadeiros objetivos de vida.

http://img10.deviantart.net/9abc/i/2015/054/4/6/dreamer_by_andreanable-d8j75dc.jpg
Acreditar
Em primeiro lugar, é preciso acreditar na possibilidade de realização do sonho. É preciso fé, autoconfiança e autoestima. O ser humano é capaz de realizar coisas inimagináveis. É preciso, no entanto, acreditar que é capaz de fazê-las. Logo, se uma pessoa tem um sonho, precisa transformar esse sonho em objetivo de vida. Se você quer realizar algo, deve acreditar que pode fazê-lo e lutar por isso.

Estabelecer a meta
Em seguida, é preciso dar um prazo a si mesmo para alcançar o sonho. Em quanto tempo é possível realizar esse sonho? Um mês? Seis meses? Um ano? Dez anos? Vinte anos? É preciso ser sempre otimista, porém realista ao se estabelecer uma meta.

Planejamento
Após se estabelecer a meta, é preciso analisar o que precisa ser feito para se alcançar a meta. Quais os obstáculos para a realização dessa meta? Por que eu não posso alcançá-las ainda hoje? O que me impede de fazê-lo? Como eu posso derrubar esses obstáculos? É necessário fazer um planejamento detalhado.

Avaliação
Toda meta precisa ser acompanhada. É preciso sempre seguir este ciclo:


Primeiro, é necessário traçar o plano. Em seguida, colocá-lo em prática. Após certo tempo, deve-se avaliar o plano, verificar se tudo funcionou como era esperado, o que deu certo e o que deu errado. Depois, corrigir o plano, alterar o que deu errado e, caso seja necessário, fazer novos planos. E por fim, pôr em prática novamente o que foi planejado.

Para se alcançar metas, é preciso muita , determinação e principalmente autodisciplina. Com muita diligência e força de vontade, é possível alcançarmos nossos sonhos, sejam eles quais forem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário