quarta-feira, 26 de abril de 2017

Ética, respeito e liberdade


O ser humano é um ser social
Se retirarmos um indivíduo da convivência com outros e o isolarmos (por exemplo, em uma ilha completamente deserta, deixando-o sozinho para sempre), ele simplesmente não suportará. Poderá fazer um esforço para sobreviver por algum tempo, mas morrerá mais cedo ou mais tarde. O ser humano é um ser essencialmente social. Precisa viver na companhia de outros seres humanos. Mas para que essa convivência aconteça de maneira saudável, é fundamental que haja regras, e que essas regras sejam respeitadas.


Direitos e liberdade individual
Todo ser humano, desde o momento em que nasce, é dotado de direitos. Um dos seus direitos mais importantes é o direito à liberdade. Pode-se definir liberdade como a capacidade de tomar decisões e fazer escolhas. Escolher o rumo que sua vida deve tomar. Liberdade não significa simplesmente um indivíduo poder fazer o que quiser. Mais adiante, veremos o porquê disso.

As regras e a vida em sociedade
Uma sociedade não consiste simplesmente em uma porção de pessoas juntas. Trata-se de um sistema organizado de indivíduos, em que cada peça do sistema, ou seja, cada indivíduo tem uma função, um papel. Se há vários indivíduos convivendo juntos, e cada um tem seus direitos e sua liberdade, qual é a fronteira entre as liberdades individuais dentro de uma sociedade? Imagine uma sala de aula com trinta alunos. Cada aluno tem seus direitos e suas liberdades. Mas imagine agora que um aluno queira exercer seu "direito" de pôr os pés sobre a carteira do outro. Imagine que outro aluno deseje exercer seu "direito" de começar a gritar. Outro aluno quer exercer seu "direito" de correr como um louco pela sala, batendo nas carteiras e as derrubando. Outro, quer jogar bolinhas de papel em todos os outros colegas. O sistema simplesmente não vai funcionar. As regras são importantes para estabelecer as fronteiras da liberdade de cada indivíduo. A fronteira da liberdade de um indivíduo se situa exatamente onde começa a liberdade de outro indivíduo. As regras permitem a convivência harmônica entre vários indivíduos dentro da sociedade. Sendo assim, as regras não tiram a liberdade das pessoas, mas permite que cada um a mantenha, a fim de que ninguém seja prejudicado. O grande desafio para muitas pessoas é tornar as regras parte de sua vida, de modo que obedecê-las se torne algo natural, deixe de ser um sacrifício.

Respeito e ética
Como foi dito, a sociedade é um sistema. Para que o sistema funcione adequadamente, é necessário que todas as suas peças estejam bem, funcionem corretamente. O respeito mútuo é fundamental para o bom funcionamento da sociedade. O estabelecimento e o cumprimento de regras justas de convivência permite que haja harmonia entre os indivíduos. Quando violamos as regras, quebramos a estabilidade do sistema. Respeitar as pessoas, fazer o que é certo, evitar conflitos, todas essas coisas são importantes para a vida em sociedade, e quando essas coisas não existem, surgem diversos tipos de problemas. Acreditamos algumas vezes que estamos sendo espertos ao burlar uma regra. Na verdade, estamos prejudicando o sistema, e isso não é algo muito inteligente de se fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário