terça-feira, 16 de maio de 2017

NETIQUETTE: Como se portar nas redes sociais.



Não há como negar a realidade: estamos vivendo em uma nova era. A internet e as redes sociais fazem parte da vida da cidadã e do cidadão do século XXI. Não há como fugir disto. É impensável a vida hoje em dia sem internet e redes sociais. Usamos essas tecnologias para trabalhar, estudar, adquirir informação, manter contato com família e amigos, divertir-nos e resolver problemas do nosso cotidiano.


Levando isto em consideração, é preciso agora pensarmos em como usar esses recursos de maneira apropriada. Sim, porque se levarmos em conta o processo histórico como um todo, as redes sociais ainda são algo muito novo e ainda existem muitos riscos e problemas associados a elas. Precisamos aprender a usá-las de modo a evitar transtornos.

Como o nome já diz, as redes sociais são um espaço de interação social, ou seja, são um espaço de convivência. E todo espaço de convivência necessita de regras para que funcione bem. Trazemos aqui algumas regras básicas do que hoje é chamado de "netiqueta" (do inglês, netiquette), ou a etiqueta na internet. Essas regras foram traduzidas do site da BBC.

1. Evite a ofensa pessoal. Você pode discordar fortemente do que alguém diz, mas evite xingamentos ou ameaças de violência.

2. Não faça spam. Ou seja, não poste repetidamente o mesmo anúncio de produtos ou serviços.

3. Escreva de forma clara e sucinta.

4. Lembre-se de que, na maioria das vezes, suas postagens são públicas. Isto significa que seus pais, seus filhos ou seu patrão podem vê-las.

5. Respeite o tema. Não poste sobre futebol, por exemplo, em um espaço onde se discute jardinagem!

6. Não espere que os outros façam sua lição de casa. Se você estiver buscando ajuda técnica, por exemplo, não faça perguntas que você poderia facilmente encontrar sozinho a resposta lendo um manual.

7. Não publique materiais que contenham direitos autorais se você não os detém.

8. Respeite as regras estabelecidas pelo administrador do fórum ou do grupo.

Agora, especificamente sobre o uso do Whatsapp:
1. O uso indevido do aplicativo Whatsapp ou de similares pode ser bastante inconveniente e pode trazer problemas de relacionamento. Procure saber se as pessoas com quem você se relaciona via Whatsapp se incomodam em receber os conteúdos que você compartilha com elas. Algumas pessoas adoram receber diariamente mensagens de "bom dia" e vídeos motivadores, mas outras se sentem muito incomodadas.

2. Em um grupo:
a) Evite mandar mensagens e compartilhar conteúdos que não estejam relacionados com o tema do grupo.
b) Seja moderado. Evite enviar conteúdos de forma excessiva, como várias mensagens no mesmo dia.
c) Conversas entre duas pessoas em um grupo são muito inconvenientes. Se você quer conversar com uma pessoa do grupo, chame-a para uma conversa em privado.
d) Evite brigas. Evite a hostilidade. Respeite a opinião do outro e seja cuidadoso com o que diz e com a forma como interpreta o que os outros dizem.

Se usadas de forma sábia e com bom senso, as redes sociais são uma ferramenta poderosa para realizarmos muita coisa boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário